Eventos on line Formação Científica e Tecnológica: estimulando a capacidade investigativa e inventiva dos docentes

Período: 18 de maio; 17 de junho; 26 e 28 de julho; 19 de agosto e 4 encontros em setembro de 2021

Transmissão: Canal Videoaula IFC Campus Sombrio

Os eventos on line da Formação Científica e Tecnológica: estimulando a capacidade investigativa e inventiva dos docentes, pretendem oferecer um conjunto de palestras on-line a professores da Educação Básica, licenciandos e acadêmicos em geral e demais profissionais da educação.  Elas buscam contribuir com a prática docente, com o compartilhamento de informações, possibilitando a troca de experiências e estimulando a educação científica. O evento está sendo realizado pelo projeto patrocinado pelo CNPq “I Mostra CiênciAção” – do Instituto Federal Catarinense – Campus Avançado Sombrio (IFC-CAS), e organizado pelo projeto de ações integradas do IFC-CAS “O despertar da ciência: incentivando e promovendo o conhecimento científico”.

Para participar basta acessar o Canal nos dias e horários agendados e preencher o formulário para garantir a certificação. Cada palestra gerará 2 horas de certificação, sendo que a presença em todas, juntamente com o minicurso, gerará a certificação de 30 horas. O evento é gratuito e com participação ilimitada.

DATA TÍTULO DO MINI-EVENTOMINISTRANTEHORÁRIOVAGAS
18/05/2021Criação de apresentações em PowerpointProf. Dr. Vanderlei de Freitas Júnior19h Evento aberto
17/06/2021Ensino de Ciências por meio da temática Álcool em GelProf. Me. Tatiane Estácio de Paula
Prof. Dr. Eliane Anastácio Floriano
19hEvento aberto
26/07/2021Ferramentas de interação com alunos em aulas on-lineProf. Dr. Vanderlei de Freitas Júnior19hEvento aberto
17/08/2021Reaproveitamento de resíduos: como reciclar o papel utilizado em ambiente escolar.Prof. Me. Sabrina Mendes Boeira19hEvento aberto
19/08/21Vamos gravar uma videoaula?Prof. Dr. Lucas Spillere Barchinski19hEvento aberto
22/09/2021Clube de Ciências: Alfabetização Científica e TecnológicaProf. Me. Helmo Alan Batista de Araújo e Prof. Me. Tatiane Estácio de Paula19hEvento aberto
28/09/2021Letramento digital e educação básica: revisão de conceitos acerca do uso das mídias digitais na educação e proposta de aplicação prática.Prof. Me. Matheus Trindade Velasques e Prof. Dr.ª Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein19hEvento aberto
29/09/2021História em Quadrinhos e educação: suas possiblidades de uso como ferramenta pedagógicaMe. Diego Monsani19hEvento aberto
14/10/2021Oficina sobre o uso do GeoGebra: classroom e book. Destinada para professores da educação básica e estudantes do curso de Licenciatura em MatemáticaProf. Dra Margarete Farias Medeiros19hEvento aberto

18/05 às 19h – Criação de Apresentações em Power Point – Prof. Vanderlei Freitas Junior

Vanderlei de Freitas Júnior é pesquisador e Professor de Lógica da programação do Instituto Federal Catarinense/Campus Avançado Sombrio. Possui graduação em Ciências da Computação (UNISUL/2002), mestrado em educação (PPGEA/UFRRJ/2010) e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC/2016) com período sanduíche na Aston University, em Birmingham, Reino Unido. É também especialista em Gestão Pública em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC/2018).

A utilização do PowerPoint para a criação de apresentações mais interessantes, envolvendo campo anotações, modo de exibição do apresentador, ideias de design, tratamento de imagens, vídeos de fundo e apresentações com narração em áudio e vídeo.

17/06 às 19h – Ensino de Ciências por meio da temática Álcool em Gel, com Me. Tatiane Estácio de Paula e Drª. Eliane Anastácio Floriano

Tatiane Estácio de Paula é licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências, doutoranda no Programa de Pós Graduação Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atualmente é professora de química no Instituto Federal Catarinense, Campus Avançado Sombrio. E Eliane Anastácio Floriano possui mestrado pela Universidade Federal de Santa Maria(2003) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina(2016). Atualmente é Professor do Instituto Federal Catarinense. Tem experiência na área de Biologia Geral.

A atividade consiste em discutir com os docentes uma proposta interdisciplinar para o ensino de Ciências, Química e Biologia tendo o álcool em gel 70% como tema orientador. Mediante tal tema é possível contemplar conteúdos como: preparo de soluções, diluição, pH, compostos orgânicos, vírus, pandemias ao longo da história, além de contribuir e alertar os estudantes para os cuidados e medidas de proteção quanto ao vírus da gripe H1N1 e da Covid-19.

26/07 às 19h – Ferramentas de interação com alunos em aulas on-line, com Dr. Vanderlei de Freitas Júnior

Vanderlei de Freitas Júnior é pesquisador e Professor de Lógica da programação do Instituto Federal Catarinense/Campus Avançado Sombrio. Possui graduação em Ciências da Computação (UNISUL/2002), mestrado em educação (PPGEA/UFRRJ/2010) e doutorado em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC/UFSC/2016) com período sanduíche na Aston University, em Birmingham, Reino Unido. É também especialista em Gestão Pública em Educação Profissional e Tecnológica (IFSC/2018).

A atividade consiste na utilização de ferramentas para interação com estudantes em tempo real em aulas on-line, criando enquetes, quizzes, nuvem de tags e outros recursos para captar a opinião e promover a interação dos estudantes com o conteúdo.

17/08 às 19:00 – Reaproveitamento de resíduos: como reciclar o papel utilizado em ambiente escolar, com Me. Sabrina Mendes Boeira

Sabrina Mendes Boeira possui graduação em Geografia – Bacharelado (2001) e Licenciatura (2003) pela Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC(2006). Atualmente é docente nos níveis Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Catarinense/ IFC.

A proposta desta atividade é promover a discussão sobre a destinação adequada de resíduos gerados no ambiente escolar, especificamente o papel. Por meio de capacitação sobre o processo de reciclagem e reutilização deste material, pretende-se fomentar o pensamento crítico e a eduação ambiental.

19/08 às 19h – Vamos gravar uma videoaula? Com Dr. Lucas Spillere Barchinski

Lucas Spillere Barchinski possui graduação em Matemática Licenciatura pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina (2006), mestrado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com área de concentração em Análise e Doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS na área de Sistemas dinâmicos. Atualmente é diretor geral do Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio.

Esta atividade busca apresentar as possibilidades para gravações de videoaulas e o uso dessa metodologia no processo de ensino-aprendizagem.

22/09 às 19h – Clube de Ciências: Alfabetização Científica e Tecnológica, com Prof. Me. Helmo Alan Batista de Araújo e prof. Me. Tatiane Estácio de Paula

Prof. Me. Helmo Alan Batista de Araújo Possui licenciatura em Física pela Universidade de Taubaté (2004) e mestrado em Física pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2008). Atualmente é professor de Física do IFC -Campus Sombrio. E a Me. Tatiane Estácio de Paula é Licenciada em Química e Mestra em Educação em Ciências, doutoranda no Programa de Pós Graduação Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Esta atividade tem como objetivo discutir as possibilidades de promover a alfabetização científica e tecnológica por meio da implementação de Clubes de Ciências nas instituições escolares. Serão apresentados referenciais teóricos utilizados como base para essa proposta. Ademais, serão apresentados resultados promissores já obtidos pelo projeto de ensino realizado no Campus Avançado Sombrio, bem como possibilidades de temas para serem discutido nesse espaço de aprendizado e socialização.

28/09 às 19h – Letramento digital e educação básica: revisão de conceitos acerca do uso das mídias digitais na educação e proposta de aplicação prática, com Prof. Me. Matheus Trindade Velasques e Prof. Dr.ª Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein

Prof. Me. Matheus Trindade Velasques possui graduação em Letras Português-Inglês e respectivas Literaturas (2011) e Mestrado em Estudos da Linguagem (2013) pela Universidade Federal de Pelotas. E a Prof. Dr.ª Mara Juliane Woiciechoski Helfenstein Possui graduação (licenciatura) em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002), mestrado (2007) e doutorado (2013) em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A atividade é ofertada tendo como objetivo revisar conceitos de letramento digital e suas implicações na prática de ensino cotidiana, apresentando propostas práticas de uso das mídias digitais.

29/09 às 19h – História em Quadrinhos e educação: suas possiblidades de uso como ferramenta pedagógica, com Me. Diego Monsani

Me. Diego Monsani Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e Mestrado em Gestão de Unidades de Informação pela UDESC (2016). Atualmente é bibliotecário do Instituto Federal Catarinense Campus Avançado Sombrio 

A proposta da atividade é apresentar aos docentes o formato das histórias em quadrinhos, contextualizando as particularidades que a linguagem apresenta e os benefícios e possibilidades que o uso do formato permite. Para além da conceituação e contextualização, apresentar ferramentas de criação e exemplos de uso de determinados títulos em sala de aula nas disciplinas.

14/10 às 19h – Oficina sobre o uso do GeoGebra: classroom e book. Destinada para professores da educação básica e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática, com Prof. Dra Margarete Farias Medeiros

Prof. Dra Margarete Farias Medeiros possui graduação em Ciências, com habilitação em Matemática pela Universidade do Extremo Sul Catarinense -UNESC (1989), Especialização em Ensino de Matemática pela UNESC (1991) e Mestrado em Ensino de Matemática pela UFRGS (2012). Doutoranda do Programa Informática na Educação (UFRGS). Trabalha como professora no Instituto Federal Catarinense

O propósito desta atividade é mostrar para professores e estudantes do curso de Licenciatura em Matemática como trabalhar com o GeoGebra on-line em uma aula sincronizada. Será apresentada a criação de atividade no GeoGebra Book e Classroom. Sendo que ambas as ferramentas são encontradas no site https://www.geogebra.org/. Sugere-se ao cursista para criar uma conta no referido site antes da participação no evento.