Olá, pesquisador!

Nesta página você poderá submeter seu trabalho para a 2° Mostra Cienciação conforme o regulamento que pode ser acessado clicando aqui!

O período para submissão de trabalhos inicia dia 01/07/2022 e finaliza dia 11/08/2022 11/09/2022.

ATENÇÃO

Conforme o regulamento, a II Cienciação acolherá a submissão de trabalhos das seguintes etapas de ensino:

  1. Educação Infantil
  2. Fundamental I – séries iniciais (1º ao 5º ano)
  3. Fundamental II – séries finais (6° ao 9° ano)
  4. Ensino Médio e Técnico

Serão aceitos trabalhos de diversas modalidades, desde que utilizem princípios científicos em seu desenvolvimento. Eles podem ser:

  1. trabalhos de montagem: quando se realiza uma descrição ou produção de artefatos e divulgação de suas utilidades, por meio de apresentações teóricas ou demonstrações práticas;
  2. trabalhos informativos: com objetivo de divulgar conhecimentos considerados importantes para a comunidade ou demonstrar conhecimentos adquiridos na escola, em diferentes disciplinas;
  3. trabalhos investigativos: desenvolvem temas que evidenciam uma consciência crítica rumo ao processo de produção de conhecimento a partir dos conteúdos trabalhados em sala de aula em qualquer área do conhecimento.

No momento da submissão, as equipes deverão apresentar um RESUMO. O modelo (template) será divulgado em breve.

Os resumos serão analisados pela Comissão de Avaliação, em duas fases:

  • triagem: quando será observado se a submissão e o resumo atendem às exigências deste regulamento: número de participantes, composição da equipe, preenchimento correto da ficha de submissão, formatação do resumo, etc. Nesta fase, os autores poderão corrigir as inconsistências apontadas e submeter a proposta novamente, desde que dentro do prazo previsto no cronograma;
  • avaliação dos resumos: a ser realizado por, no mínimo, dois avaliadores. Os critérios de avaliação são:
    1. clareza da problemática e do objetivo;
    2. adequação da metodologia ao problema e ao objetivo proposto;
    3. clareza na exposição dos resultados;
    4. tema relevante e inovador.

Serão selecionados os 40 (quarenta) melhores resumos, sendo 10 (dez) para cada etapa de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental I (séries iniciais), Ensino Fundamental II (séries finais) e Ensino Médio e Técnico.

Havendo vagas não preenchidas em uma das etapas de ensino da Educação Básica, estas serão realocadas para os demais etapas, priorizando aquelas com maior número de trabalhos submetidos.

DOWNLOAD

Faça o download do modelo de resumo aqui:


Confira o tutoria feito pelo Prof. Junior Freitas de como criar seu resumo para inscrição.